Notícias
Estátua de D. José I no Terreiro do Paço
continua a ser verde após o restauro
Intervenção, a cargo da Câmara de Lisboa e da World Monuments Fund, custa 490 mil euros e deve terminar no final de Julho.
"Continua no segredo dos deuses a cor original da estátua equestre de D. José I, instalada no centro do Terreiro do Paço, em Lisboa. O que se sabe agora é que, após o restauro, que deve terminar no final de Julho, a estátua deve manter a cor esverdeada, com tons castanhos avermelhados à mistura.
“São as cores da história e as texturas da idade. Queremos atingir uma imagem tanto quanto possível homogénea e coerente”, disse Delgado Rodrigues, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), nesta quinta-feira, numa conferência de imprensa.
Os trabalhos de restauro estão em curso desde Agosto do ano passado e os objectivos da intervenção, a cargo da Câmara de Lisboa e da World Monuments Fund, são eliminar as crostas negras e outras sujidades que afectam a estátua.
A vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, mostrou-se “muito satisfeita” com o trabalho desenvolvido. “Vai contribuir muito para a requalificação da Praça do Comércio, juntamente com outros equipamentos culturais para aqui previstos”, acrescentou.
O restauro da estátua equestre de D. José I implica um investimento de 490 mil euros, segundo o protocolo assinado pelas duas entidades em Novembro do ano passado. Nessa altura, os técnicos admitiam que os trabalhos iriam revelar a cor original, que se presumia ser cinzento-escuro.
Esta é a terceira vez que a estátua é alvo de uma obra de recuperação, desde a sua inauguração a 6 de Junho de 1775, dia do 61.º aniversário do rei."
In Lusa e