Criar um Site Grátis Fantástico

As mais belas bibliotecas

As mais belas bibliotecas

 

As Bibliotecas e a Livraria

que estão nas mais BELAS DO MUNDO!

 

 

Livraria Lello & Irmão

Também conhecida como Livraria Chardron, Porto

 

 

 

 

 

Biblioteca de Mafra 

Convento/Palácio Nacional de Mafra, Lisboa

 

 

 

 

 

  

(Ver mais informação acerca da Biblioteca e do Palácio Nacional de Mafra em O Absolutismo na Europa e em Portugal e também em Palácios de Portugal. Mais imagens disponíveis em todas as Galerias de Imagens). 

 

 

 

BIBLIOTECA JOANINA 

Universidade de Coimbra

 

 

 

 

Datada do século XVIII, a Biblioteca Joanina é reconhecida como uma das mais espetaculares e belas bibliotecas barrocas da Europa. Atualmente, para além de ser utilizada como local de estudo e pesquisa, o espaço é, também, utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais.

Foi mandada construir pelo Rei Absolutista D. João V, em 1717. Isto, no seguimento do projeto régio de reforma dos estudos universitários. Situa-se no Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra, no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

 

Decoração

A riqueza e o esplendor

 

João Carvalho Ferreira encarregou-se pela obra. Foi, somente, nas vésperas da Reforma Pombalina, que se deu a decoração pintada: os frescos dos tetos e cimalhas foram executados pelo pintor António Simões Ribeiro pelo dourador Vicente Nunes. O grande retrato do Rei é atribuído ao italiano Domenico Duprà e a pintura e douradura das estantes foi realizada por Manuel da Silva. O mobiliário, em madeiras exóticas, brasileiras e orientais, foi executado pelo entalhador Francesco Gualdini.

No interior existem três salas ligadas entre si através de arcos idênticos ao portal, revestidos de estantes.

Toda a sua arquitetura envolve um retrato de D. João V que, colocado na parede do topo do edifício, na última sala, funciona como "ponto de fuga" da biblioteca da Universidade de Coimbra. A nave central da Joanina faz com que a sua estrutura se assemelhe à de uma capela, em que o retrato de D. João V ocupa o lugar do altar. A dourada moldura da tela imita uma cortina, que se abre para exibir, numa "esplendorosa composição alegórica", o Rei.

Não é de esquecer que são as centenas de morcegos que garantem a conservação dos livros, tanto na Biblioteca Joanina como na Biblioteca do Palácio de Mafra, as duas bibliotecas mais antigas do país e duas das mais espetaculares bibliotecas da Europa, pois é graças à sua habilidade de captar insetos que os livros se têm conservado ao longo dos séculos até aos dias de hoje.