A Revolução, O 25 de abril de 1974
A REVOLUÇÃO, O 25 DE ABRIL DE 1974
No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instalaram secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa.
Às 22h e 55m é transmitida a canção "E depois do Adeus ", de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa, emitida por Luís Filipe Costa.
E, às 0h e 20m do dia 25 de Abril é transmitida a canção “Grândola, Vila Morena ”, de Zeca Afonso, emitida no programa Limite da Rádio Renascença.
Estas canções serviram como sinais previamente combinados pelos golpistas, que desencadeou a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado.
O Terreiro do Paço foi ocupado às primeiras horas da manhã.
Salgueiro Maia moveu, mais tarde, parte das suas forças para o Quartel do Carmo onde se encontrava o chefe do governo, Marcello Caetano, que ao final do dia se rendeu, fazendo, contudo, a exigência de entregar o poder ao General António de Spínola, que não fazia parte do MFA, para que o "poder não caísse na rua".
Marcelo Caetano partiu, depois, para a Madeira, rumo ao exílio no Brasil.
Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de Abril, denominado "Dia da Liberdade ".